Meus artigos: Meu irmao e o Linux
De Ramoni
Conteúdo |
Introdução
- Eu ja havia instalado gentoo para meu irmão... mas passados 6 meses, as atualizações que ele teve que fazer quebraram o sistema todo.
- Que não me venham os usuários de gentoo falar que foi culpa dele, porque nao foi. Se houve culpa, foi minha, que uso gentoo desde o 1.4 mas sempre atualizei constantemente.
- Em fim, o gentoo dele não sobreviveu à atualização e o ubuntu foi instalado.
- Não é minha preferência, mas não é que o Ubuntu supriu as necessidades do meu irmão ?
- Ou seja, existem distros e distros. Não adianta de nada eu dizer para meu irmão ou minha mãe que o xxxlinux é mais rápido. Eles irão obviamente optar pelo que fornecer-lhes-hão as funcionalidades esperadas "out-of-the-box".
- Segue abaixo entrevista com meu irmão:
Linux para usuário - na prática
Porque o gentoo não serviu
Tinha problemas quando foi instalado/configurado ?
R: Apesar de uma boa distribuição, o gentoo apresentou alguns bugs em minha máquina. Se os problemas tinham origem na minha própria máquina ou não, ainda não sei. O fato é que constantemente ocorriam "crashes", até que a melhor opção foi testar o ubuntu e ver se os problemas persistiriam ou seriam resolvidos.
Instalação do Ubuntu
Você mesmo instalou o Ubuntu ? Que dificuldades você teve ?
R: Instalei com a ajuda do meu irmão, até porque confesso que nem Windows eu sei instalar sozinho, então o fato de ser ubuntu ou Windows XP não faria diferença quanto a isso. Não tive(mos) a menor dificuldade, tudo ocorreu tranquilamente e de forma rápida.
Suas tarefas normais, MSN, Office etc
Alguma diferença significativa dos softwares que você usaria se estivesse no windows ? E caso significativas, porque não volta para o windows ?
R: Ok, tópico interessante. Com relação aos softwares de entretenimento (músicas, videos, messenger...), dou ao Linux a vitória. Não há comparação entre o Amarok e o Windows Media Player (ou o Winamp, que só serve para você pôr uma skin bonitinha). Este player é até interessante pra você mostrar para seus amigos, é difícil não impressionar algum usuário acostumado com Windows. Não vou entrar em detalhes sobre suas funções porque isto não é propaganda do Amarok. Da mesma forma, os vários players do linux superam em quantidade e qualidade os disponíveis para windows. Lógico, se um usuário de windows pesquisar bastante, catar plug-in em tudo que é canto etc, vai conseguir rodar todos os formatos de video. Mas por que todo esse trabalho tendo o mplayer? Muito mais fácil e prático. Sobre o messenger agora... e é aqui que o quadro se inverte. Eu uso o Kopete, um messenger simples, bonitinho, leve e funcional. Porém, apresenta "dificuldades" em uma conversa por webcam (não vejo a webcam dos outros e nem os outros vêem a minha) e diálogos pelo microfone (idem). O Windows Live Messenger é superior. Não apresenta essas dificuldades e possui mais recursos interativos (smacks, jogos etc). Como um messenger, dá mais liberdade e opções de conversação e diversão.
Falando de Office. Microsoft Word? O que é isso? Só de lembrar da minha dificuldade de colocar uma simples figura sobre um texto (tive que ligar pra uma pessoa e descobrir que eu precisava configurar a imagem para "em cima do texto"), já sei porque uso sempre o OpenOffice. Os recursos mais acessíveis, a praticidade, a estabilidade (sempre que trabalho com o MS Word morro de medo do Windows travar no meio), tudo é melhor. A mesma tarefa, colocar uma figura sobre o texto, quando feita no OpenOffice, demora mais que poucos minutos. O software inclusive redistribui as palavras para se encaixarem melhor com a imagem. Possuo muito mais contato com o writer do que com os outros modos, mas não notei muita diferença ao mexer com planilhas e apresentações, portanto não comparo com o Excel e Powerpoint.
Quanto à internet: Nada a reclamar do Firefox. Todos os sites que eu frequento abrem tranquilamente.
Jogos
Algum jogo que você costumava jogar, e que agora não tem mais acesso ?
R: Não sou um grande apreciador de jogos de computador. Estou plenamente satisfeito com o jogo das minhoquinhas do ubuntu.
Instalação de softwares
R: Possivelmente, esse é o melhor aspecto do Ubuntu. A melhor coisa (ao lado do gerenciador de updates) do sistema é o aplicativo "add/remove". Nunca tive tanta facilidade de procurar qualquer software, é só digitar o nome ou "palavra-chave" do que eu quero e selecionar na lista que aparece. O programa automaticamente baixa e instala o software. Chega ainda mais impressionante ao se procurar por coisas inúteis... digitei "final fantasy" uma vez e baixei um jogo de rpg criado por fãs.
Dados finais
Sistema
Independente de sistema, o que você precisa fazer em um computador ?
R: Navegação, offfice, música, messenger, videos.
Fale sobre seu sistema anteriormente usado. Ele não satisfazia as necessidades ? Não haviam aplicativos ? Porque você quis mudar ?
R: O meu sistema anterior era o Windows XP. Ele satisfazia minhas necessidades até travar constantemente e tornar-se impraticável, o que "forçou" minha migração para o ubuntu (que eu já queria experimentar). O constante medo por ataque de vírus nem era a maior preocupação, mas sim a instabilidade quando eu editava um documento (o windows não aguenta minhas 50 janelas abertas simultaneamente enquanto ouço música).
A escolha
Conhecendo os dois sistemas, porque voce usa Linux se poderia usar windows a custo 0 ?
R: Ainda uso os dois sistemas. No entanto, meu windows se resume a um único aplicativo de geoprocessamento (que também está disponível para linux, mas tenho preguiça demais de ler o "readme" e descobrir como se instala). O motivo de dar preferência ao linux, como citado acima, é sua estabilidade e eficácia para as tarefas que exerço em minha rotina.
Do que você sente falta do windows ?
R: Certos programas ainda não encontraram substitutos à altura em software livre. É o caso de alguns que uso para minhas atividades profissionais e que, dessa forma, me mantêm preso ao Windows.
Meu irmão
Quem é
R:
Nome:Bruno Costa Guimarães
Data de Nascimento: 20 /05 /1986
Ocupação: Estudande de Geografia da UFRJ / Bolsista do IESC - Instituto de Estudo da Saúde Coletiva - Campo de pesquisa: Geografia da Saúde.
e-mail: bruno_costag@hotmail.com
Opinião sobre software livre
R: A idéia por trás do "movimento" software livre é muito mais profunda do que Linux Vs Windows. O conhecimento, ao fluir livre das amarras de uma instituição proprietária, possui muito mais contato com outras entidades que poderão colaborar para a evolução e redistribuição do mesmo. Por que impedir o avanço?
